Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

“Brasil pode crescer muito mais do que todos imaginam”, diz Ricardo Amorim

Para economista, um próximo presidente eleito que consiga avançar uma agenda reformista pode garantir um ciclo de crescimento da economia acima da expectativa

Publicado por Michel Penna
há 6 anos

O mercado econômico - assim como todos os brasileiros - acompanha ansioso os desdobramentos das próximas eleições presidenciais. Para o economista Ricardo Amorim, o crescimento da economia pode acelerar caso o próximo presidente eleito seja capaz de avançar na reforma previdenciária e tributária, além de reduzir o tamanho do Estado. “Neste cenário, o Brasil vai crescer muito mais do que as pessoas estão imaginando, porque foi o que aconteceu nas saídas de todas as crises econômicas”, afirma.

Segundo Amorim, a crise econômica já ficou para trás. “Nos últimos sete trimestres, o PIB brasileiro cresceu um pouco, apesar do cenário político extremamente conturbado”, diz. Quanto às eleições presidenciais, que iniciam no próximo domingo, e a capacidade dos candidatos de concretizar as reformas que julga necessárias para a competitividade à economia, Amorim aponta dois cenários distintos em eventual vitória nas urnas de um dos dois candidatos melhores colocados nas últimas pesquisas, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). O ponto em comum é a dúvida de como será a relação de um governo de esquerda ou direita com o Congresso, que é predominante de centro.

“A eleição de Haddad significa uma alta forte do dólar que deve chegar próximo aos 5 reais e uma forte queda das ações”, afirma o economista. Para ele, sob essa pressão do mercado, o petista deve ter uma reação parecida com a do ex-presidente Lula que, em 2002, diante das mesmas circunstâncias, convocou o então banqueiro, Henrique Meirelles, para certificar a aplicação e manutenção de políticas econômicas sólidas.

Já em relação a Bolsonaro, Amorim aposta na dinâmica inicial invertida, com a euforia por parte dos mercado financeiros: “o dólar deve cair bastante só com o resultado da eleição”, afirma. “A dificuldade do Bolsonaro está na linha contra o Congresso que ele adota, porque sem apoio não é possível aprovar uma agenda reformista. A saída seria fazer uma aliança com o Centrão, que é maioria, colocando em risco sua atual base eleitoral. Então a dúvida é depois da euforia, o quanto ele vai se sustentar”.

Perspectivas -- O cenário econômico e político e o que esperar da nova gestão nacional serão temas discutidos pelo economista Ricardo Amorim na Fenalaw, maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina. Amorim, que é responsável pela plenária de abertura do evento, acredita que a importância da Fenalaw está na troca de informações e análises entre os participantes e o que, por consequência, repercute em tomadas de decisões mais assertivas com resultados melhores.

A Fenalaw será realizada de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e vai reunir mais 4.500 profissionais de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia de todo o país. Ao todo, serão 1.500 congressistas, em 8 auditórios simultâneos e aproximadamente 270 palestrantes durante os três dias de evento, além de mais de 60 marcas expositoras distribuídas em um espaço exclusivo para a demonstração e o lançamento de produtos, serviços, soluções e novas tecnologias para o setor.

Saiba mais sobre o evento, acessando www.fenalaw.com.br


Fenalaw 2018

Data: 24 a 26 de outubro

Horário: 09h às 19h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – SP


Sobre a Fenalaw

A Fenalaw é a maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina, consagrada como o principal encontro de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia do País. Na edição de 2017, o evento reuniu 4.229 congressistas e visitantes, 200 palestrantes e 60 marcas expositoras. O evento é organizado pelo Informa Exhibitions, unidade de negócios do Grupo Informa, líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos.

Sobre o Grupo Informa

O Grupo Informa está listado na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100, índice composto das 100 maiores empresas da Bolsa do Reino Unido. A empresa é filiada à União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). Além do Brasil, a Informa Exhibitions possui escritórios no mundo em outras 14 localidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Egito, Emirados Árabes e China.

  • Publicações8
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-pode-crescer-muito-mais-do-que-todos-imaginam-diz-ricardo-amorim/633938534

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)